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Blog

25/10/2017 Por: brain

Como deixar o trabalho, no trabalho.

Quero dizer, realmente se afastou: não pensou nisso, não se preocupou com isso, não tinha uma lista de tarefas penduradas em seu cérebro.
A maioria de nós sabe que há benefícios em se afastar do trabalho. Sabemos que precisamos de tempo para recarregar cada dia para podermos manter nossa atenção no escritório. Sabemos que o tempo longe dos problemas complexos nos permite encontrar uma nova perspectiva. Nós sabemos se trabalhamos muitos dias seguidos, nos encontraremos fazendo o que chamo carinhosamente de "trabalho falso" – sentado em nossas mesas sem realmente realizar nada.

A parte mais difícil é que, embora você possa concordar com todos esses benefícios de se afastar do seu trabalho, você ainda pode ter problemas para fazê-lo. Mesmo que você vá para casa em uma hora certa à noite, você pode encontrar-se lendo um último relatório. Quando você viaja por alguns dias, você ainda pode estar conectado ao seu e-mail. Quando você acorda no início da manhã ou fica acordado à noite, você pode achar sua classificação do cérebro através de uma longa lista de tarefas de trabalho.
Para afastar-se do trabalho – você pode usar uma combinação de novos hábitos e lições da terapia cognitivo-comportamental. Veja como.

Concentre-se no que você fará em vez disso. Muitas pessoas não conseguem mudar seu comportamento porque se concentram no que não irão fazer, e não em ações que eles tomem em vez disso. Definir o objetivo de não trabalhar (ou pensar sobre o trabalho) quando você está longe do escritório começa com a presunção de que você vai parar sempre que estiver tentado fazer algo relacionado ao trabalho.

Objetivos negativos como este – onde você se concentra em ações que não vai executar – tendem a falhar por dois motivos. Primeiro, seu sistema de hábito só aprende um novo hábito quando você executa uma ação, não quando não a executa. Então você não pode criar um hábito para evitar uma ação. Em segundo lugar, quando você define metas negativas, você deve estar constantemente atento ao seu comportamento. Caso contrário, você acabará fazendo o que está tentando evitar.

Em vez disso, você precisa se concentrar no que você vai fazer em vez de trabalhar. Crie um plano para o seu tempo longe do trabalho – seja uma noite fora do escritório ou um tempo em férias. Você precisa de um plano específico, ou você retornará aos seus hábitos e se reencontrará com o trabalho quando você estiver ausente dele. O plano deve se concentrar nas atividades que você vai realizar em vez de trabalhar.

Por exemplo, você pode configurar uma sessão de treinamento pessoal para as 18h30 em uma academia perto do seu escritório algumas noites por semana. Ou você pode dizer ao seu cônjuge que você vai pegar as crianças na creche. Ou começar a ser voluntário em uma instituição de caridade local nos fins de semana. Você pode até fazer algum desenvolvimento pessoal. Inscreva-se para aprender um novo idioma. Pegue um instrumento musical. Comece a pintar. Todas essas atividades limitarão o tempo que você tem para o trabalho e substituirá o trabalho por outras atividades.

Às vezes, porém, seu tempo de inatividade ainda pode ser interrompido por pensamentos intrusivos sobre o trabalho. Neste caso, você quer estar preparado para que você não continue ruminando sobre o próximo trabalho.

Há duas maneiras de lidar com pensamentos intrusivos. Uma é ter um plano para ocupar sua mente pronta: Leia um livro, faça palavras cruzadas ou telefone para um amigo. No entanto, há momentos em que há algo sobre o trabalho que realmente está incomodando você. Nesse caso, mantenha um caderno à mão. Defina um temporizador por 10 minutos e anote tudo o que o incomoda. Muitas vezes é útil para obter as coisas que estão incomodando você fora de si mesmo. Isto é particularmente verdadeiro quando os pensamentos que você está tendo sobre o trabalho refletem ansiedades em vez de simplesmente as tarefas que você precisa executar quando você voltar.

Mude seu ambiente para suportar seu novo comportamento e desencorajar o antigo. Um fumante não tenta parar de fumar enquanto deixa uma grande caixa de cigarros em sua despensa. Da mesma forma, alguém que tenta estabelecer limites mais saudáveis ​​para o trabalho e a vida não deixa seu telefone e computador ligados o tempo todo.
Sim, estou sugerindo que você realmente desligue seus dispositivos. Uma ótima maneira de gerenciar a tentação de trabalhar quando você está longe do escritório é dificultar o trabalho. Se você precisa voltar a ligar o telefone para verificar, você pode pensar duas vezes antes de fazê-lo.
Peça aos seus amigos e familiares para ajudá-lo a ficar longe do trabalho. Dê-lhes permissão para lembrá-lo de afastar seu telefone (e não ficar irritado com eles quando o fizerem). Encontre atividades que você possa fazer com eles que o impedem de trabalhar e que o distraem de pensamentos relacionados ao trabalho.

Se afaste do trabalho. Mesmo que você crie esses planos e um ambiente propício para executá-los, você ainda precisa estar disposto a se desconectar do trabalho por um período de tempo. Isso pode provocar ansiedade. Afinal, você pode perder um e-mail importante; algo pode dar errado; O trabalho importante pode ser feito mal ou não feito. 

É aqui que uma lição das terapias cognitivas comportamentais pode ajudar. Estudos sugerem que uma ótima maneira de reduzir a ansiedade é expor-se à situação assustadora e aprender gradualmente que a situação não é realmente ameaçadora. Se o seu problema é que você está constantemente preocupado com a falta de um e-mail importante, fique uma noite sem verificar seu e-mail – e descubra que todo o trabalho que você precisa fazer ainda está lá na manhã seguinte. Em seguida, expanda a quantidade de tempo que você deixou seu e-mail. Tente passar por um dia inteiro do fim de semana sem verificar. Então, um fim de semana inteiro.
Você pode achar que muitas pessoas conseguem responder suas próprias perguntas se você não voltar para elas imediatamente. Além disso, você voltará a trabalhar com mais energia e melhores idéias porque você tirou um tempo para si.
 

Adaptado de: http://bit.ly/2wEXJ6n